heróis e cavalos

Qual a cor do cavalo branco de Napoleão?

 

A pergunta-piada é velha como a batalha de Waterloo, mas não passa disso: pergunta-piada. É que Napoleão não teve um, apenas um, cavalo. Consta que o imperador montou, ao longo de sua vida, uns 150 cavalos! Isso surpreende, sem dúvida, mas é ainda mais espantoso saber que há registros de algumas dezenas de nomes de cavalos (e éguas, claro) que serviram a Napoleão. Temos Roitelet, que trouxe um derrotado Napoleão de volta da Rússia. Intendant, esse sim, branco, de bom porte e temperamento calmo, o predileto para desfiles. E temos Marengo, cujo suposto esqueleto está exposto no Museu do Exército, em Londres,  e dá nome a um livro sobre a tropa de quatro patas de Bonaparte. São 246 páginas com o pomposo título Marengo: The Myth of Napoleon’s Horse.

 

A lista é grande. Vale dar uma lida, quando nada para se inspirar na hora de colocar o nome naquele cachorrinho bacana que você vai ganhar no fim do ano: Désirée, Styrie, Cyrus, Tauris, Aboukir, Familier, Cheikh, Triomphant, Austerlitz, Calvados, Cid, Cordoue, Sagonte, Sélim, Bouffon, Conquérant, Extrême, Folâtre, Gracieux, Timide, Sahara, Major, Belle, Distingué, Gisors, Lowska, Favori, Harbet, Néron, Tamerlan, Hippogriffe, Kurde, Labrador, Sara, Épicurien, Embelli, Gessner, Bréant, Wuzbourg, Montevideo, Artaxercés, Aly, Coceyre, Sultan, Russe, Estime, Arabella, Babylonien, Euphrate, Hahim, Harbet, Helavert, Héricle, Lydienne, Lyre, Naïade, Nankin, Naturaliste, Naufragé, Nausicaa, Navigateur, Navire, Ninon, Emin, Gonsalvo.

 

Dito isso, vamos ao motivo deste texto, continuidade do nosso especial semana da pátria. A foto aí de cima é um detalhe (dá-lhe zoom da H9!) da gloriosa estátua de Pedro I na Praça Tiradentes. É uma homenagem ao cavalo desconhecido que carregou nosso monarca libertador. Veja, não apenas não sabemos o nome do potro real como ainda há quem duvide que fosse mesmo cavalo. Dizem que D. Pedro I montava um burro na hora do brado retumbante. Sei não. Eu não estava às margens do Ipiranga pra ver. Mas isso me parece ser maldade pura. Coisas do velho complexo de vira-latas.

 

Independentemente disso ou daquilo está cá feita a homenagem ao nosso herói quadrúpede.

About these ads

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s